top of page

Bibliologia

  • Foto do escritor: Hamilton Peres
    Hamilton Peres
  • 12 de nov. de 2024
  • 5 min de leitura

O QUE É?


É o estudo sobre a Bíblia, procurando explicar como ela chegou até nós, assim como, procurando atesta-la como Palavra de Deus, ou seja, Inspirada por Deus para ser o manual de prática e fé do Cristão.

Desse modo, em nosso estudo iremos abordar primeiramente como manuseá-la, em seguida, veremos as características da Bíblia e por fim, de que maneira ela chegou até nós como a temos hoje em dia.


01 – COMO MANUSEAR SUA BÍBLIA


Primeiramente, pegue sua Bíblia e a abra no início, logo nas primeiras páginas você encontrará um índice contendo o nome do livro e o número da página a que se refere o início do livro. Digamos que o pregador peça para abrir a Bíblia no livro de Jeremias ou profeta Jeremias. Daí, é só olhar no índice o número da página onde fica o livro de Jeremias, em seguida você de ir até o capítulo e versículo indicado pelo pregador.



Os capítulos na Bíblia são indicados pelo número maior e o versículo pelo número menor. Veja abaixo um exemplo de um índice e do capítulo e versículo.





Salmo 91:1, aqui o capítulo é 91 e os versículos são os números menores.


Dessa forma, você encontra qualquer livro da Bíblia quando for solicitado pela pessoa que estiver pedindo.

Além disso, pode ser que alguém envie um texto bíblico para você ler, no entanto, a pessoa enviou a referência ao texto de forma abreviada, como por exemplo: Ef 2:10 ou Jo 3:16. E agora como encontrar essa referência?

Também no início de sua Bíblia você encontrará a lista dos livros com suas abreviações. Às vezes, essas abreviações já estão contidas no índice, outras vezes, elas se encontram numa folha separada. Veja o quadro abaixo:


Assim, a referência Ef corresponde à Efésios e Jo corresponde à João. Dessa forma, o texto bíblico Ef 2:10, corresponde à carta aos Efésios capítulo 2, versículo 10.


Observação: Algumas vezes você encontrará as referências de textos bíblicos onde se tem o uso do ponto em vez de dois pontos, por exemplo, Ef 2.10 é a mesma que Ef 2:10.

Algumas bíblias também costumam conter mapas, tabelas e quadros que visam esclarecer o leitor sobre a geografia, cultura e costumes presentes na Bíblia. Por isso, pode ser que tenha no início da Bíblia uma página contendo o índice desses quadros e mapas.


02 – CARACTERÍSTICAS DA BÍBLIA EVANGÉLICA


A Bíblia contém as seguintes características:


1 – Divide-se em duas partes, a primeira é o Antigo Testamento (AT) e, a segunda é o Novo Testamento (NT). Eles podem ser chamados também de Antiga Aliança e Nova Aliança, ou ainda, Velho Pacto e Novo Pacto.

2 – A Bíblia é composta por 66 livros. O Velho Testamento contém 39 livros e o Novo Testamento contém 27 Livros.

3 – As línguas em que a Bíblia foi escrita originalmente foram o Hebraico, o Aramaico e o Grego. Sendo que a maior parte do Antigo Testamento foi escrito em Hebraico, uma pequena parte dele em Aramaico e, o Novo Testamento foi todo escrito em Grego.

4 – Os livros da Bíblia se dividem em:

Livros do Antigo Testamento



A lei (Pentateuco) – 5 livros

Poesia – 5 livros


1. Gênesis

2. Êxodo

3. Levítico

4. Números

5. Deuteronômio

1. Jó

2. Salmos

3. Provérbios

4. Eclesiastes

5. O Cântico dos Cânticos


Historia – 12 livros

Profetas – 17 livros


 1. Josué

 2. Juízes

 3. Rute

 4. 1Samuel

 5. 2Samuel

 6. 1Reis

 7. 2Reis

 8. 1Crônicas

 9. 2Crônicas

10. Esdras

11. Neemias

12. Ester

A. Maiores

 

1. Isaías

2. Jeremias

3. Lamentações

4. Ezequiel

5. Daniel

B. Menores

 

 1. Oséias

 2. Joel

 3. Amós

 4. Obadias

 5. Jonas

 6. Miquéias

 7. Naum

 8. Habacuque

 9. Sofonias

10. Ageu

11. Zacarias

12. Malaquias

 

Livros do Novo Testamento


Evangelhos

História

1. Mateus

2. Marcos

3. Lucas

4. João

1. Atos dos Apóstolos

Epístolas ou Cartas


 1. Romanos

 2. 1Coríntios

 3. 2Coríntios

 4. Gálatas

 5. Efésios

 6. Filipenses

 7. Colossenses

 8. 1Tessalonicenses

 9. 2Tessalonicenses

10. 1Timóteo

11. 2Timóteo

12. Tito

13. Filemom

14. Hebreus

15. Tiago

16. 1Pedro

17. 2Pedro

18. 1João

19. 2João

20. 3João

21. Judas

Profecia


1. Apocalipse


 

5 – A Bíblia também pode ser denominada de Escrituras, Oráculos de Deus, Sagradas Escrituras e Palavra de Deus.


03 – COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS


A Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores ao longo de 1400 anos. Esses autores foram homens escolhidos por Deus para registrar a história da criação, do povo que o Senhor escolheu para testemunho dele perante as nações e, da vinda do messias prometido, o salvador que é Jesus Cristo.

Sendo assim, a Bíblia foi escrita por homens que foram inspirados por Deus para escrever todas as coisas concernentes a Criação, Queda e Redenção. Veja os seguintes textos Bíblicos: 2 Pe 2:19-21 e 2 Tm 3:16-17.

Esses textos falam que a Bíblia foi inspirada por Deus, isso quer dizer que Deus inspirou os homens que ele escolheu para escreverem o que deveria conter nas Sagradas Escrituras, ou seja, em Sua Palavra para que nós pudéssemos alcançar a Vida Eterna por meio de Seu Filho Jesus Cristo.


Como se deu o processo de escrita da Bíblia


No começo da história humana houve um período que a transmissão da história foi feita de forma oral, quer dizer que Adão contou a seus filhos, os filhos de Adão contaram para seus filhos e assim sucessivamente. Foi apenas na época de Moisés, que Deus o ordenou que escrevesse tudo o que Ele ordenasse (Dt 31:9-13) e entregasse aos sacerdotes e anciãos do seu povo a fim que eles transmitissem para as demais gerações que viriam.

Após Moisés, outros homens santos foram levantados ao longo da história para registrar as Palavras da Bíblia.


Como foi definido quais livros deveria estar na Bíblia


Esse processo foi chamado de canon. A palavra Canon tem o sentido de vara de medir, significando os traços que deveriam indicar quais os livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento foram realmente inspirados por Deus. Daí foram selecionados aqueles em que Deus fala diretamente usando as expressões: “disse o Senhor”; “Falou Deus”; “Assim diz o Senhor”; e expressões semelhantes a essas. Também se tem a ordem de Deus para escrever ou registrar em livro para memória do seu povo, isso em relação ao Velho Testamento. Quanto ao Novo Testamento, o próprio Jesus disse que o Espírito Santo ensinaria e guiaria os apóstolos em toda a verdade, em vista disto, eles escreveram para futura geração de cristãos conhecer as palavras de vida eterna e para darem testemunho dela as gerações seguintes.

Daí a igreja realizou diversas reuniões para determinarem quais os livros deveriam estar presentes na Bíblia. Deus, assim fez uso de homens crentes para juntar em um só livro os escritos sagrados do Velho Testamento e do Novo Testamento.


04 – O VALOR DA BÍBLIA PARA O CRISTÃO

A Bíblia para o cristão é a inerrante e infalível Palavra de Deus e, justamente por isso, ela é a regra de fé e conduta para o crente. Todo cristão verdadeiro crê na Bíblia Sagrada e se submete aos mandamentos do Senhor.

留言


bottom of page